Wednesday, September 05, 2018

O demónio do capitalismo

Numa explicação simples, o capitalismo é a procura do lucro. O objectivo é o lucro. É nisto que se concentram os socialistas para demonizar o dito sistema. A questão é que nós, humanos, trabalhamos não só para pagar as contas, mas para termos algum "lucro". Sem "lucro" não podemos sequer ir tomar um café com os amigos, trabalharíamos apenas para pagar as contas básicas (ter um tecto em cima da cabeça e comer).
Viver num sistema sem procurar o lucro, leva-nos a sobreviver e não a viver. Quando alguém cria uma empresa procura o lucro para a sua vida pessoal. Pode ter diversos objectivos, desde comprar um grande carrão, a fazer obra social. O que a pessoa faz com o lucro que a sua criação alcança não devia nunca ser motivo de falatório (inveja) dos restantes mortais. Quando alguém cria uma empresa cria também postos de trabalho que podem apenas pagar a sobrevivência ou permitir a "vivência" de outros seres humanos.
A natureza do ser humano é esforçar-se para viver melhor. Para alguns esse esforço passa por criar uma empresa, com todas as chatices que isso traz, com o objectivo de enriquecer (raramente acontece, e alguns até acabam na falência), para outros esse esforço passa por aproveitar os empregos criados pelos criadores de empresas, com o objectivo de lhe sobrar algum ao final do mês para viver (nem sempre acontece) e para outros esses "esforço" passa por encontrar formas de sacar dinheiro (ou bens) aos outros para  viver melhor, esses podem ser os ladrões ilegais, ou os parasitas que defendem políticas como o socialismo.




No comments:

Nós e eles... Dos nacionalismos e patriotismos

Na minha família somos "nós", as outras famílias todas são "eles". Odeio as outras famílias todas? Não. Tenho orgulho do...