Monday, June 18, 2018

Filhos separados dos pais e enfiados em "jaulas"

Há algo que está a chocar os americanos (e o mundo), tão habituado a escandalizar-se com qualquer coisa que possam associar aos Trump: imigrantes atirados para a cadeia e os seus filhos retirados dos seus braços e enfiados em jaulas - pelo menos esta é a imagem que passam.
Quem não se choca com crianças separadas dos pais não tem coração. Mas governar um país e proteger os seus cidadãos não é coisa que se faça com o coração e cedências fáceis. Não. Para proteger um país e os seus cidadãos, às vezes tem de se ser duro e não abrir excepções generalistas.
O que ocorre neste caso é que imigrantes em questão atravessam a fronteira ilegalmente. Assim sendo, comentem um crime, devido a esse crime vão parar à cadeia. Como as crianças não podem ser enfiadas em "jaulas" com os pais, são separadas dos mesmos e colocadas em instituições preparadas para os acolher (não jaulas), até se encontrar um familiar das mesmas na América que as queira receber.
É mau? Claro que é. Nenhum pai deveria ser separado do seu filho, mas a solução não pode ser o que a governação Obama optou: "catch and release" -  ou seja, prender e deixá-los ir para território americano, com uma data para comparecerem em Tribunal que nunca era respeitada, desaparecendo os ilegais em território americano sem deixar rasto... É isso solução? Não me parece. Actualmente existem então duas possibilidades na lei americana (daí o Trump mencionar que os democratas têm, de trabalhar em conjunto consigo para encontrarem outras soluções - coisa que os democratas rejeitam): apanhar e soltar, ou prender. A governação Trump optou pela segunda opção. Talvez uma opção mais aceitável fosse mesmo a deportação da família inteira. Mas a melhor solução mesmo era as pessoas deixarem de tentar entrar ilegalmente e seguissem os caminhos legais para chegar à América, sejam eles imigrantes económicos, ou refugiados... penso que seja esse o objectivo de "tolerância zero".


No comments:

Nós e eles... Dos nacionalismos e patriotismos

Na minha família somos "nós", as outras famílias todas são "eles". Odeio as outras famílias todas? Não. Tenho orgulho do...